galdinoalves

poesias

Textos


POESIA E FILOSOFIA ANDAM DE MÃOS DADAS.

Poesia e filosofia têm suas diferenças, mas ambas buscam desvendar os mistérios que a realidade esconde nas entrelinhas da inspiração e do pensamento humano. É desejo e preocupação da poesia e da filosofia descobrir a essência que vai além das aparências que envolvem a beleza e a verdade. Poetas e filósofos veem o mundo ao seu redor com os olhos da alma. O olhar do poeta se volta para a beleza e o fascínio. O olhar do filósofo ultrapassa os limites do simples ser e está. Portanto versejar e filosofar têm objetivos comuns, tornar mais claro e evidente a realidade e a fantasia.
A grande diferença entre inspiração e pensamento é que a poesia se contenta com a fascinação e a beleza fruto da imaginação de quem contempla a arte na sua subjetividade. A filosofia busca respostas para as dúvidas, e não se contenta com as aparências, nem com as meias verdades.
Sendo assim poesia sem filosofia não tem emoção nem utilidade poética. Elas precisam andar de mãos dadas para surtir os efeitos desejados do poeta e do leitor.


Quem sabe um dia, não muito longe,
poderemos ouvir “é um poeta!”, “é um filósofo!”,

Marcio Tavares D. Amaral


Barreiras-BA-17-05-2016
Antônio Galdino.
Antonio Galdino
Enviado por Antonio Galdino em 17/05/2016
Alterado em 01/09/2016


Comentários



Site do Escritor criado por Recanto das Letras